sexta-feira, 24 de junho de 2011

Superando os traumas do passado


Bom Galera!! Eu dormi e acordei pensando nisso!! Já tinha pensado em postar sobre esse tema difícil e complicado, mas vejo que é de Deus para o bem de muitas pessoas que conheço e que não conheço!!
Antes de mais nada, para falar sobre o traumas e como superá-los, é preciso falar sobre  a origem. Quando fomos criados, Deus nos deu um corpo, uma alma e um espírito. E é preciso que você entenda algumas coisas sobre a tua alma, usando um termo bem prático posso dizer que tua alma tem ligação direta com a sua mente, e na alma é onde ficam todas as suas lembranças, emoções, memórias, sentimentos, desejos, emoções. Mas para falar sobre um trauma do passado vamos entender primeiro, de acordo com o dicionário, o significado da palavra trauma: “Desagradável experiência emocional de tal intensidade, que deixa uma marca duradoura na mente do indivíduo”, que podem ser perturbações causadas em ambiente físico, ou seja, na dimensão do nosso corpo. Mas quando são criados esses traumas? sempre no passado. A medicina comprova que muitas crianças podem carregar traumas desde o ventre da sua mãe, mas a maioria dos traumas são gerados na infância. Algumas pesquisas revelaram que até seus 8 anos de idade seu caráter, medos, ansiedades, personalidade são formados... Mas onde são adquiridos? Geralmente no seio familiar!! Mas é importante frisar que podemos sofrer traumas em qualquer momento de nossa vida. Temos centenas de exemplos bíblicos de superação de traumas e de pessoas que lhe deram de formas diferentes com os traumas... Citando Jó, o cara que tava mais ligado em Deus e passou por tudo sozinho, e todos os traumas foram curados por Deus, quase que instantaneamente. Ele era um dos maiores de sua época, e de repente perdeu tudo (Jó 1:13-22), família, riquezas e tal. Depois que lerem vão ver que ele tinha tudo para ser o cara mais traumatizado da face da terra, mas ele cria realmente no Deus vivo, e em si como seu servo, e essas foram às chaves para continuar e superar todos os traumas e perdas. Mas o que quero enfatizar são os traumas que nós provocamos e que nos provocam que são os mais delicados, e os que precisam de tratamento, pois é necessário um esforço, o esforço do perdão... Vou dar um exemplo de um trauma que nós provocamos, lembra da parábola do filho perdido (Lucas 15:11-32)...  Então, o jovem fez uma ferida muito grande no coração do seu pai, pense você sendo um pai amoroso, e seu filho, que você ama tanto pedindo seu dinheiro pra ir embora, imagino que o pai perguntou os motivos e tal... E imagino como se o filho tivesse dizendo pai, tô nem aí pra você, quero viver a minha vida, vou viver do jeito que eu quero, não importa o que você pensa sobre mim, não importa os seus conselhos, nem o que você viveu pra me ensinar... Duro não?! E pense no filho que ao agir por seus impulsos acabou ofendendo o seu pai... Que situação! Mas é real, pois esses tipos de feridas emocionais acontecem com muita freqüência... Então, como eles agiram? O filho, “o ofensor” se arrependeu (Lucas 15:18) de tudo que fez e decidiu voltar pra casa. E ao voltar pra casa ele pede perdão ao seu pai, “o ofendido” (Lucas 15:21). O pai, por sua vez, o perdoou por aquilo.
Muitas vezes sofremos traumas e nem entendemos ou acreditamos que eles existem, sofremos anos as conseqüências dos mesmos, e nem temos entendimento. Mas eis uma oportunidade de Deus para aprender em Deus como superá-los. Existe um erro comum que geralmente tentamos fazer para nos livras dos traumas, é tentar esquecê-lo, mas saiba que não é a solução, pois um trauma é como uma ferida, se não for cicatrizada, sempre que qualquer coisa bater nessa ferida nós sentiremos a dor dela, então tentar esquecer é uma solução frustrada. Sempre a pessoa que recebe os traumas e tem as conseqüências é a pessoa que é ofendida. Mas como cicatrizar esta ferida? Como vimos na parábola do filho perdido, o perdão é a chave para que toda ferida seja cicatrizada... Seja ela feita por qualquer pessoa ou de qualquer forma, sendo mais dura que for. Mesmo que esta pessoa, “o ofensor” não te peça perdão como no exemplo bíblico, que no caso se você ofender alguém deve com certeza seguir o exemplo de ir pedir perdão, ok? É necessário que perdoe a pessoa para que a sua ferida emocional, o seu trauma venha ser sarado e você possa viver a plenitude de vida em Deus.
Mas como sei como é difícil perdoar, mesmo a pessoa te pedindo perdão, é complicado imagine, sem a pessoa te pedir e não se arrepender de ter te ferido...
Só existe uma forma de perdoar, se o que você sente é o que acabei de descrever, é quando você passa a enxergar com os olhos de Deus a outra pessoa, quando você ama com o amor de Deus, e mesmo se você não tiver esse amor e não conseguir enxergar com os olhos espirituais quero te dizer que, mesmo assim, há esperança pra ti, pois nossa alma anseia por Deus e ele nos dá o amor que precisamos... E quando o buscamos, Ele trás libertação de todos os nossos medos e traumas, por que em (Hebreus 4:12) diz:  “Por que a palavra de Deus é viva , e eficaz, e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Então a palavra de Deus é viva, pode ir à tua alma e fazer a divisão daquilo que te machuca e te impede de crescer, nenhum psicólogo pode chegar lá, Só a palavra de Deus e o Espírito Santo podem te sarar de todo os traumas do passado!
Você precisa crer na palavra quando diz: “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa;  acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo”(I Coríntios 5:17).

Que a graça e o amor do Pai encham, curem e limpem todas as nossas feridas! Amém!!

Nenhum comentário: