sábado, 25 de dezembro de 2010

Perdoar para ser perdoado

Olá Pessoal! Bom é estar compartilhando com vocês... Essa semana fui muito abençoado por Deus em sua graça, misericórdia e conhecimento da sua palavra, mas  em breve compartilho sobre algumas dessas novidades. Hoje que estou escrevendo este post por que Deus me pediu ao pensar sobre o que compartilharia. Tipo, não sei o motivo, mas sei que você que está lendo será edificado. E por isso quero te pedir para comentar, por que sabendo que te edifica nos motiva a continuar. Então faço minhas as palavras de Paulo em (Romanos 1:7) “Por isso eu escrevo a todos vocês que estão em Roma (ou na internet!!rsrsrs), todos vocês a quem Deus ama e que tem um chamado para serem o seu próprio povo.” Deixem comentário...kkkkkkk

O texto chave foi dito Jesus e está em (Mateus 6:12) “Perdoa as nossas ofensas como também perdoamos as pessoas que nos ofenderam”.   E logo mais no 14 e 15 Ele explica por que devemos perdoar os que nós ofenderam.  E só para que você entenda a importância dessas palavras de Jesus, veja que elas foram citadas nos outros evangelhos, também conforme o entendimento de cada discípulo de Jesus. (Marcos 11:26)(Lucas 11:4) e (João 20:23).

Então vamos primeiramente falar sobre perdoar, por que como já vimos anteriormente esta é a condição para ser perdoado. Um texto bastante conhecido por todos sobre o perdão é (Mateus 18:21-22) “Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: - Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? – Não – respondeu Jesus. – Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes”. A intenção de Pedro ao perguntar sobre a quantidade de vezes me faz entender que ele queria limitar o perdão dele sobre a vida dos outros, como todos nós não somos tolerantes, e realmente gostaríamos que existisse um limite... Hehehehe... Mas Jesus como sempre veio para desfazer toda natureza humana e nós ensinar a viver como Deus quer. Ele quebra todo limite dado por Pedro com um numero exagerado. Imagine quem contaria quantas vezes perdoou alguém até chegar esse numero? Eu garanto que eu não chegaria a 15 e esqueceria....kkkkkk..... Mas quero te dar motivos práticos para  você entender a importância de perdoar:

A falta de perdão bloqueia sua vida com Deus, é capaz de inibir a sua paz e a alegria de vida, faz com que tenhamos sentimentos nocivos como amargura e raiva, e controla nossas emoções, e os cientistas afirmam que com o passar do tempo ocorreram problemas físicos em consequencia dos emocionais, como dores nas costas, úlceras, gastrites, pressão alta e até câncer. Lembrando que não existe vontade de perdoar, não é um sentimento, tipo, me acordei hoje com vontade de perdoar... Rsrsrsr... Como muitas coisas na vida é uma escolha. Seu coração em Deus precisa está disposto a  perdoar.

Vou ilustrar...Vai imaginando aí... Rsrsrsrsr: A nossa alma é como se fosse um livro com folhas bem finas em branco, conforme estamos vivendo, as folhas vão sendo escritas, muitas experiências, tanto boas como ruins são escritas, e quando essas ruins são ofensas, é como se com um grosso modo fosse escritas no livro, ao ponto de transpassar sobre as folhas seguintes do livro, e por mais que continuem a serem escritas às páginas sempre haverá aquelas marcas que passaram as folhas, enquanto não houver perdão, sempre que você escrever próximo aquela área onde está marcada, ou seja, sempre que você se lembrar da situação que passou ou passar por uma situação parecida, todos os sentimentos ruins serão aflorados novamente, te impedindo de viver aquele momento ou até sua vida completa. Quando você perdoa é como se deixasse suas folhas, mais fortes e mais grossas, ao ponto de transpassar bem pouco folhas a frente ao ponto de mais tarde nem poder ser visto nas folhas mais a frente, e mesmo se em algum momento você lembrar ao ver as marcas não te afetará em nada. Por que o perdão já foi liberado, e apenas lembrará como uma época de dificuldade em sua vida. Acho que já é suficiente para você entender a necessidade do perdão em sua vida espiritual e emocional, espiritual, para que você seja livre e salvo, e emocional para que você seja livre, sadio e possa viver bem com todos. ;)

Agora vamos falar sobre pedir perdão, se perdoar é tão difícil para nós imagine reconhecer seus erros, ter humildade e ir pedir perdão. No texto chave estamos falando de pedir perdão a Deus, é o básico para nossa salvação, sendo homens... Sempre pecando... Sempre pedindo perdão a Deus né? E se não pedirmos perdão a Deus sabemos o que vai acontecer né? Como diz em (Apocalipse 2:5) “Lembrem do quanto vocês caíram! Arrependam-se dos seus pecados e façam o que faziam no principio. Se não se arrependerem, eu virei e tirarei o candelabro de vocês do seu lugar.” Ou Deus tirará a luz da presença Dele de nós. Nesse assunto não vou me prolongar sabendo que todos tem entendimento sobre isso certo?

Então quero falar sobre o pedir perdão as pessoas. Pois vejo que há muita dificuldade para isso e para ajudar o seu entendimento vou fazer outra ilustração, então viaja comigo...:)

Para que você precise pedir perdão a alguém, é necessário que você a tenha ofendido, e crendo sabe que você deve morrer pra si mesmo para que Cristo apareça na sua vida, dando a outra face se necessário para baterem... Tá! Mas mesmo assim você ofendeu... Acontece... Então vamos dizer que você, o ofensor, é como um pincel atômico(azul) daqueles que professores usam para dar aula, e a pessoa ofendida é como se fosse o quadro branco. Quando você a ofendeu você pincel riscou o quadro deixando uma marca lá(azul), podendo até fazer com que você sinta culpa por ter marcado o quadro. Se não for apagada a marca no quadro sempre haverá uma ligação entre o pincel e o quadro, mesmo que não seja possível ninguém ver esta ligação entre os dois. Daí quando você pincel pede perdão ao quadro e apaga a sua marca nele, a ligação de um com o outro acaba por que não há mais marca azul para que seja lembrada que foi aquele pincel azul que riscou. Liberando você de toda a culpa e livrando o quadro branco de todos aqueles sentimentos nocivos que foram falados. Creio também que é o suficiente para vocês entenderem a necessidade de pedir perdão e evitar tudo que a pessoa ofendida possa sofrer. Como você também ficar preso por essa cadeia. Quer obedecer a Cristo e aprender a ser humilde, então comece pedindo perdão as pessoas que você ofendeu. Peça ao Espírito Santo que Ele te mostre...Ok?

Enquanto estivermos aqui na terra seremos ofendidos e ofenderemos, então precisamos aprender a perdoar para ser perdoado, para que a Gloria de Cristo vem aparecer por meio de nós homens falhos e imperfeitos.
E para finalizar quero te mostrar o que diz em: (Colossenses 3:13) “ Suportem uns aos outros e também perdoem uns aos outros, se algum de vocês tem alguma queixa contra alguém. Que cada um perdoe o outro, do mesmo modo como o Senhor perdoou vocês”.  Paulo nós faz um convite a realmente suportarmos a todos e perdoar assim como o senhor perdoou, o Senhor já nós perdoou e para este perdão de Deus seja real em sua vida é necessário você perdoar a todos os seus ofensores.

Que a Graça a Paz e Espirito Santo do Senhor seja com todos vocês...Amém!!

2 comentários:

Anônimo disse...

é mauro... vc hoje postou um assunto q é tenso hoje em dia.. o perdãO..não é nada fácil... perdoar alguém já é meio complicado.. imagina vc ir pedir perdão.... ai ferra tudo... mais quando Deus está na frente nada é impossivel...creio q isso vai ajudar muita gente... q Deus te abençoe mauro, e q continue abençoando hoje em sempre...
pq vc merece e ele tem o melhor para sua vida.. e precisando já sabe né maninhooO, flw

Anônimo disse...

Muito bom guri.... Como sempre, nos proporcionando momentos de reflexões baseado na palavra de DEUS. Isso é ótimo! =) \õ/

Confesso que o assunto é bem complicado quando se trata em colocar em prática....
É importante frisar que, tanto “PERDOAR” como “PEDIR PERDÃO” é algo muito complexo. Não há como medir se é mais fácil “PERDOAR” ou “PEDIR PERDÃO”, porém, por mais complexo que seja, tais atitudes são de suma importância, pois somos falhos e estamos sempre sujeitos ao ERRO (mesmo sem querer errar) , com isso, haverá a necessidade de PEDIR PERDÃO e de PERDOAR nosso próximo para que assim consigamos viver em verdadeira sintonia com o amor de DEUS. E com toda certeza, todos temos a capacidade de perdoar e amar nosso próximo em verdadeira sintonia com o amor de Deus.... O perdão é algo majestoso, portando vamos colocar em prática esse DOM maravilhoso que DEUS nos deu, pois PERDOAR é a forma mais sublime de crescer e PEDIR PERDÃO a forma mais sublime de se levantar.
Quantas vezes ofendemos nosso próximo e por orgulho NÃO pedimos PERDÃO? Quantas vezes dizemos que perdoamos, no entanto, é algo dito só da boca pra fora? Pois é!
Temos em mãos um DOM maravilho que nosso Deus nos deu,mas, infelizmente, não damos o devido valor a esse grande poder que temos!

Fica na paz MauMau!!!