terça-feira, 3 de agosto de 2010


Base bíblica: Êxodo 6;1-9.


Nesse tempo Deus havia preparado Moisés para livrar o povo de Israel da escravidão do Egito para levá-los a terra prometida. Mas quero chamar a atenção para a atitude que os filhos de Israel tiveram diante das palavras de Moisés (ler Êxodo 6; 9). O que temos aqui é um exemplo de uma situação que tem se feito presente na vida de pessoas que acreditam em Deus, é fato que as situações vividas, em especial aquelas que segundo nossa percepção consideramos ruins, nos deixam com o coração endurecido, angustiados e porque não dizer descrentes até mesmo em relação ao fato de que Deus lembra de nós.
É impossível não nos sentirmos incapacitados e tristes diante de determinadas situações. Trancamos-nos muitas vezes em pensamentos e começamos a dar ouvido a palavras de outras pessoas que podem não nos ajudar, mas esses momentos de fraqueza não são para nos endurecer, mas para provar que sem Deus não podemos viver.
Ai vocês podem até pensar: Mas numa situação de fraqueza é praticamente impossível manter a cadeia de pensamentos tranqüila e não nos tornamos mais duros.
E eu te digo: É possível sim, o homem sempre terá duas escolhas, fazer ou não fazer, pensar ou não pensar. (ler Gênesis 4; 7). Caim deixou que seus pensamentos o dominassem, mas o próprio Deus mostrou que estava ao alcance de Caim proceder bem ou não e que se ele procedesse mal, o fruto da sua atitude seria contra ele mesmo e que estava ao seu alcance dominá-lo, da mesma forma acontece conosco.
Além de conseguirmos dominar nossos pensamentos, devemos ter cuidado com o que ouvimos (ler Eclesiastes 7; 21). Na fraqueza ficamos mais susceptíveis ao efeito das palavras ditas pelas pessoas, como o Pregador adverte devemos ter cuidado, pois nestes momentos temos uma enorme capacidade de mudar os significados delas.
Fraqueza gera angústia?Gera. Mas há um consolo também para a mesma. (ler Salmo 119; 50).
Bem, fica claro que com o conhecimento da palavra de Deus e o bom uso dos pensamentos é possível não endurecermo-nos diante das situações. É evidente que situações difíceis não deixarão de existir e isso não é algo negativo (ler Eclesiastes 7; 14). Quem torna as coisas negativas somos nós. Deus está presente em todas as situações e Ele é uma das escolhas que podemos fazer nessas horas. Durante essas situações Ele nos aperfeiçoa (ler 2 Coríntios 12; 9 e 10).
E o que acontece com aqueles que escolhem acreditar em Deus?(ler Êxodo 14; 30e31).

Deus vos abençoe!

Por Simone França
simvozg3@hotmail.com

Nenhum comentário: